"Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Agora e na Hora de Nossa Hora - Com Eduardo Okamoto, direção de Verônica Fabrini e preparação de ator do Lume Teatro!

Após a exposição dos objetos/roteiros de cena fomos liberados para assitir um espetáculo do Rio Grande do Sul, em cartaz no Teatro Universitário Cláudio Barradas.






“Agora e na hora de nossa hora” coloca no centro da cena a “cidade invisível”. Todos os dias passamos por ela, mas não a percebemos. Nessa cidade, vivem meninos de rua e também mal os notamos.
A cena recria o cotidiano de um desses meninos: um sobrevivente que luta, ama, se esconde, fuma crack, vive. 

Este trabalho de coleta de materiais foi orientado pelo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais que, desde a sua fundação desenvolve a metodologia da Mímesis Corpórea: a observação e imitação do cotidiano como base da atuação.  
Aos poucos, esta interação foi estendida aos meninos das ruas de Campinas, de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo uma pesquisa sobre a Chacina da Candelária.





No espetáculo, a Chacina é apresentada não somente como matéria histórica: os fatos do passado. AS forças que a geraram revelam um comportamento geral da sociedade brasileira com os meninos de rua. A história como modelo revelador de uma conduta social.  





      Pedrinha é um sobrevivente da Chacina da Candelária: escondido sobre a banca de jornal ele assistiu ao assassinato de oito meninos de rua. Ao narrar os acontecimentos da madrugada, Pedrinha revela uma sociedade que nega os meninos de rua até a morte!





Nenhum comentário:

Postar um comentário