"Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Exibição das Palavras (o político fazer teatral)

31 de maio de 2010. 
10 º Aula da Disciplina Trajetórias do Ser.
A expositora: foi Kátia Regina Dias Cardela
Texto "A exibição das palavras - Parte I". 
Em resumo este texto traz a idéia de que " o teatro é uma atividade intrinsicamente política. Não em razão do que aí é mostrado ou debatido - embora tudo esteja ligado - mas, de maneira mais originária, antes de qualquer conteúdo, pelo fato, pela natureza da reunião que o estabelece".
Trata da questão do poder do círculo de congregar as pessoas, da rotundidade como elemento de extrema importância no fazer teatral (teatros circulares).
Comentadora: Caroline de Fátima da Mota Y Domingues. 
Mostrou diversas fotos de espetáculos da Unipop (Universidade Popular), que é uma Instituição que entre, outras ações, desenvolve atividades de teatro.
Após o debate Wlad mostrou as mudanças de nosso cronograma de trabalho em função do dia que cedemos para o Seminário de Dramaturgia Amazônida.
Wlad seguiu sua cena e mostrou alguns trabalhos EU-MUNDO da primeira turma do Curso de Licenciatura em Teatro. Teremos que fazer trabalho semelhante para apresentar no próximo 19 de junho. Wlad nos solicitou um roteiro de nosso trabalho. Algo que expresse o que vai acontecer na  encenação EU_MUNDO. Como já disse na postagem anterior, este roteiro precisa ser um objeto cênico, de criação.
Jogo do dia: Paulo Ricardo Nascimento foi indicado para iniciar o trabalho. A dinâmica era a seguinte: a pessoa deveria sentar em uma cadeira - a sua frente tinha outra cadeira, vazia - e conversar com alguém. Paulo teve um diálogo muito sereno. 
Renan Delmontt foi o segundo a participar do jogo. Conversou com uma pessoa, mas não deixou que ela falasse de volta.
Adhara foi a terceira, conversou com seu pai. Não foi exatamente uma conversa, foi quase uma discussão onde expressou mágoas e questionamentos íntimos: "esta é a conversa que eu gostaria realmente de ter com meu pai". 
Leandro Haick sentou-se na cadeira, mas não conseguiu desencadear a conversa.
Nosso último participante do jogo foi Jean Laio que, numa mesa de bar, falou com uma mulher- foi muito mais uma cena do que uma conversa espontânea.
Em seguida houve o momento em que cada "jogador" explicou um pouco do que se tratou seu diálogo.
Agradeço ao blog do Dadinho, que ma ajudou  MUITO nesta postagem! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário