O Não-processo
foi uma forma de experiência válida e enriquecedora.
Aprender a lidar com essa circunstância e
entender que é apenas um momento, não foi fácil.
Às vezes as ideias parecem
realmente não vir, e a pressão por se ter um prazo a cumprir, nos deixou ainda
mais nervosos; e a criatividade parecia fugir de nossas mentes.
Pode acontecer
com qualquer um. Isto me serviu enquanto conhecimento acadêmico para que possa
compreender melhor meu aluno, em uma situação semelhante.
A alternativa
sugerida por nós em acordo com a professora, foi escrever este relatório, para
que pudéssemos não somente ser avaliados, mas principalmente para que sirva de
análise sobre a situação de não conseguir montar uma cena.
Era uma exercício
simples, mas o momento em que estava passando acabou influenciando no meu
processo de criação.
Houve bloqueios de minha parte, não em aceitar a ideia do
outro, mas de conseguir executá-la.
No caso do nosso grupo, não tínhamos mais
tempo para poder resolver a cena.
O cumprimento de nosso cronograma também foi
fator de contribuição para um entrave nas nossas decisões.
Não posso
deixar de registrar a inquietação que este curso acaba me trazendo. Inquietação
no sentido de querer pesquisar mais e poder contribuir para a educação em artes
cênicas. Serei uma educadora. Seremos professores. Porém, precisamos ser
cobrados enquanto atores, diretores e dramaturgos dentro da academia? Quais
estes limites, e será que estas cobranças são suficientes? Temos que sentir na
pele, como diz o dito popular, para que possamos de ato saber a real
dificuldade, o real sentimento no palco, resolvendo a cena. São questionamentos
para futuras reflexões. Mas, utilizando um pouco da minha prática de estágio,
cuja turma do Pré-I estou trabalhando, percebo cada vez mais a importância de
passarmos pelos não-processos. Percebo o quanto a minha dificuldade de hoje,
poderá ser a mesma de meu aluno. Penso principalmente em como ajuda-lo a
perceber que isto pode ocorrer e que faz parte do aprendizado, sem que ele
queira desistir de ser um ator, ou dramaturgo ou diretor. Percebo que é
necessário fornecer opções e mudar de estratégia, sem esquecer do tempo que
temos disponível. Com a oportunidade desta análise, finalizo o relatório,
satisfeita com os ocorridos e com a sensação de dever cumprido.
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