"Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido."

terça-feira, 27 de julho de 2010

"Teatro-educação"


No âmbito educacional, o teatro vem se tornando ferramenta extra no que diz respeito à expressão, tanto oral quanto gestual.
O aluno age espontâneamente.
Trabalha-se ansiedade e nervosismo.
Tomemos um típico exemplo: dia de prova. Temos um aluno ansioso e nervoso, portanto, inseguro. O conhecimento ele até domina, mas por falta de domínio da própria emoção, ele fracassa.
Agora, imagine um resultado de avaliação, em forma dos tão temidos seminários, onde a oratória faz a diferença. Um aluno que aprende a trabalhar com teatro, terá um domínio maior de suas emoções, terá segurança para falar ao público e consequetemente, uma boa apresentação.
A Arte é um importante trabalho educativo, procura, através das tendências individuais do aluno, encaminhar a formação do gosto e estimula a inteligência contribuindo para a formação da personalidade, sem ter como única preocupação a formação artística.
No seu trabalho criador, o aluno utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual.
Capacidades psíquicas também influem na aprendizagem.
No processo de criação e execução teatral, ele pesquisa a própria emoção: liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.

Para refletir: ensinar como pensar e não o quê pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário