"Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido."

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Decupagem das partituras dramáticas pesquisadas e elaboradas em sala de aula






                            

AVALIAÇÃO CONTINUADA – 1
Considerando a competência especifica da disciplina Práticas Corporais – Exercitar e aprimorar os elementos estruturais para composição de partituras dramáticas, tais como: distribuição de peso, esforço, equilíbrio, foco, atenção, sustentação, base e apoios – execute as seguintes questões abaixo:


1 – Decupagem das partituras dramáticas pesquisadas e elaboradas em sala de aula:
Segundo Patrice Pavis (2003, p.86-7), a decupagem “[...] é uma tomada de consciência do modo de fabricação da obra e do sentido.” Admitindo vários modos de decupagem (desde a decupagem exterior dos elementos cênicos até a decupagem conforme o Gestus), o termo em Pavis, oferece-nos a possibilidade de investigar a obra cênica também pelo viés das partituras. Desse modo, proceda a minuciosa análise de suas partituras dramáticas criadas em sala de aula, até então, descrevendo-as tendo como referenciais as noções de distribuição de peso, equilíbrio, foco especifico, atenção na respiração, base e apoios musculares.

Partitura 1 – Plano alto com foco específico a frente; base com quadril encaixado, tórax rotacionado para direita e com as pernas flexionadas e afastadas, distribuição do peso equilibrado em ambas as pernas; braços direito e esquerdo flexionados junto ao tórax, palma das mãos estendida com os dedos unidos e apontando na mesma direção do braço.
Deslocamento: tronco rotaciona para a esquerda, peso do corpo continua distribuído na base das duas pernas. Tronco rotaciona para a direita, peso do corpo com a mesma distribuição de peso para as duas pernas.
Partitura 2 - Plano médio, foco específico em direção ao plano baixo, tronco inclinado quarenta e cinco graus.
Deslocamento: Braço esquerdo estica até a mão esquerda tocar o pé direito. Tronco rotaciona para direita, peso do corpo continua distribuído na base das duas pernas. Tronco rotaciona para esquerda braço direito estica até a mão direita tocar o pé esquerdo. Tronco rotaciona para o centro, tronco eleva-se até o plano médio as mãos sobem fechadas até a altura do quadril.
Partitura 3 – Plano alto com foco para frente. Base com quadril encaixado, pernas levemente flexionadas e afastadas, distribuição do peso equilibrado em ambas as pernas; braços semi-flexionados com as mãos fechadas na altura do quadril próximas à virilha.
Deslocamento: Perna esquerda flexiona e desloca para trás. Braços lançados a frente com as mãos fechadas e sobem esticados. Tronco rotaciona no sentido anti horário foco para trás, braços descem até a altura do peito; flexionam –se os braços trazendo as mãos (ainda fechadas) para junto do peito.
Partitura 4 – Plano médio, foco para o chão; braços lançados para baixo, esticados com mãos ainda fechadas, em direção ao pé esquerdo.
Deslocamento: Foco entre as mãos, tronco sobe para o plano médio com leve inclinação acompanhando os braços esticados e girando em sentido horário. Pés giram acompanhando o movimento.
Partitura 5 – Plano médio; foco para o chão; tronco inclinado quarenta e cinco graus; braços lançados para frente próximos ao pé direito; pernas afastadas uma a frente da outra, pé direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para o lado esquerdo formando um ângulo de noventa graus.
Deslocamento: Foco entre as mãos, tronco sobe até o plano alto os braços sobem esticados, com as mãos fechadas e punhos virados para baixo até a altura do quadril. Punhos rotacionam para cima, flexionam-se os braços até que as mãos fiquem próximas à cintura.
Partitura 6 - Plano alto; foco para frente; pernas afastadas uma a frente da outra, pé direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para o lado esquerdo formando um ângulo de noventa graus. Punhos rotacionados para cima, braços flexionados com as mãos próximas à cintura.
Deslocamento: Foco à frente e quadril encaixado; braços esticam com os punhos rotacionando para baixo e flexionam rotacionando os punhos para cima; repete-se o movimento por três vezes; o tronco irá inclinar quarenta e cinco graus a frente e voltar a base original, acompanhando em sincronia os braços; busca-se a distribuição do peso na base.
Partitura 7 - Plano baixo; foco para o chão; braços soltos ao longo do corpo; pernas afastadas uma a frente da outra, pé direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para o lado esquerdo formando um ângulo de noventa graus.
Deslocamento: Desloca-se a perna esquerda para frente de modo que fique paralela às direita; tronco acompanha o movimento da perna girando no sentido horário; tronco sobe lentamente acompanhando o desenrolar da coluna e por último levantando a cabeça; encaixa o quadril, tórax rotaciona para direita e com as pernas flexionadas; braços direito e esquerdo flexionam-se junto ao tórax, palma das mãos se estendem com os dedos unidos e apontam na mesma direção do braço.
Recomeça a partitura 1

  









Nenhum comentário:

Postar um comentário