AVALIAÇÃO
CONTINUADA – 1
Considerando a competência especifica da disciplina
Práticas Corporais – Exercitar e aprimorar os elementos estruturais
para composição de partituras dramáticas, tais como: distribuição de peso, esforço,
equilíbrio, foco, atenção, sustentação, base e apoios – execute as seguintes
questões abaixo:
1
– Decupagem das partituras dramáticas pesquisadas e elaboradas em sala de aula:
Segundo
Patrice Pavis (2003, p.86-7), a decupagem “[...] é uma tomada de consciência do
modo de fabricação da obra e do sentido.” Admitindo vários modos de decupagem
(desde a decupagem exterior dos elementos cênicos até a decupagem conforme o Gestus), o termo em Pavis, oferece-nos a
possibilidade de investigar a obra cênica também pelo viés das partituras.
Desse modo, proceda a minuciosa análise de suas partituras dramáticas criadas
em sala de aula, até então, descrevendo-as tendo como referenciais as noções de
distribuição de peso, equilíbrio, foco especifico, atenção na respiração, base
e apoios musculares.
Partitura 1 –
Plano alto com foco específico a frente; base com quadril encaixado, tórax
rotacionado para direita e com as pernas flexionadas e afastadas, distribuição
do peso equilibrado em ambas as pernas; braços direito e esquerdo flexionados
junto ao tórax, palma das mãos estendida com os dedos unidos e apontando na
mesma direção do braço.
Deslocamento:
tronco rotaciona para a esquerda, peso do corpo continua distribuído na base
das duas pernas. Tronco rotaciona para a direita, peso do corpo com a mesma
distribuição de peso para as duas pernas.
Partitura 2 - Plano
médio, foco específico em direção ao plano baixo, tronco inclinado quarenta e
cinco graus.
Deslocamento: Braço
esquerdo estica até a mão esquerda tocar o pé direito. Tronco rotaciona para
direita, peso do corpo continua distribuído na base das duas pernas. Tronco
rotaciona para esquerda braço direito estica até a mão direita tocar o pé
esquerdo. Tronco rotaciona para o centro, tronco eleva-se até o plano médio as
mãos sobem fechadas até a altura do quadril.
Partitura 3 – Plano
alto com foco para frente. Base com quadril encaixado, pernas levemente
flexionadas e afastadas, distribuição do peso equilibrado em ambas as pernas;
braços semi-flexionados com as mãos fechadas na altura do quadril próximas à
virilha.
Deslocamento: Perna
esquerda flexiona e desloca para trás. Braços lançados a frente com as mãos
fechadas e sobem esticados. Tronco rotaciona no sentido anti horário foco para
trás, braços descem até a altura do peito; flexionam –se os braços trazendo as
mãos (ainda fechadas) para junto do peito.
Partitura 4 –
Plano médio, foco para o chão; braços lançados para baixo, esticados com mãos
ainda fechadas, em direção ao pé esquerdo.
Deslocamento: Foco
entre as mãos, tronco sobe para o plano médio com leve inclinação acompanhando
os braços esticados e girando em sentido horário. Pés giram acompanhando o
movimento.
Partitura 5 – Plano
médio; foco para o chão; tronco inclinado quarenta e cinco graus; braços
lançados para frente próximos ao pé direito; pernas afastadas uma a frente da
outra, pé direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para o lado
esquerdo formando um ângulo de noventa graus.
Deslocamento: Foco
entre as mãos, tronco sobe até o plano alto os braços sobem esticados, com as
mãos fechadas e punhos virados para baixo até a altura do quadril. Punhos
rotacionam para cima, flexionam-se os braços até que as mãos fiquem próximas à
cintura.
Partitura 6 -
Plano alto; foco para frente; pernas afastadas uma a frente da outra, pé
direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para o lado esquerdo
formando um ângulo de noventa graus. Punhos rotacionados para cima, braços
flexionados com as mãos próximas à cintura.
Deslocamento: Foco à
frente e quadril encaixado; braços esticam com os punhos rotacionando para
baixo e flexionam rotacionando os punhos para cima; repete-se o movimento por
três vezes; o tronco irá inclinar quarenta e cinco graus a frente e voltar a
base original, acompanhando em sincronia os braços; busca-se a distribuição do
peso na base.
Partitura 7 - Plano
baixo; foco para o chão; braços soltos ao longo do corpo; pernas afastadas uma
a frente da outra, pé direito apontando para frente, pé esquerdo apontando para
o lado esquerdo formando um ângulo de noventa graus.
Deslocamento: Desloca-se
a perna esquerda para frente de modo que fique paralela às direita; tronco
acompanha o movimento da perna girando no sentido horário; tronco sobe
lentamente acompanhando o desenrolar da coluna e por último levantando a
cabeça; encaixa o quadril, tórax rotaciona para direita e com as pernas
flexionadas; braços direito e esquerdo flexionam-se junto ao tórax, palma das
mãos se estendem com os dedos unidos e apontam na mesma direção do braço.
Recomeça a partitura 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário